Como tocar flauta doce - Para Iniciantes
A flauta doce é um dos instrumentos mais acessíveis!

A flauta doce é um instrumento de sopro de origem medieval, de palheta fixa (aresta), com oito furos tapados diretamente com os dedos, muito utilizado atualmente para musicalização.
A origem deste instrumento está nos antigos instrumentos folclóricos que ainda podem ser encontrados em diversas partes da Europa, como o czakan, da Hungria (dez furos) ou a flauta dupla da antiga Iugoslávia (chamada aulo, de origem grega). Muitos destes instrumentos eram feitos de tubos de bambu ou cana naturais, enquanto a flauta doce já era um instrumento torneado em madeira. Foi o instrumento musical mais popular na Idade Média, onde foi cada vez mais desenvolvida.
Ela produz um som melodioso. Como todo instrumento musical, para ser tocada, é necessário estudo de suas técnicas e conhecimento de suas peculiaridades. É o mais antigo dos instrumentos da família de tubo interno.
Aprendendo tocar as primeiras notas:
O primeiro passo que devemos ter em mente são as posições das mãos, a mão esquerda deve ficar na parte de cima da flauta e a direita na parte de baixo, como mostrado na imagem acima.
Para tocar a nota Dó (C) todos os furos devem serem tapados pelos dedos:

As bolinhas pretas nessa imagem representa os dedos tapando os furos na flauta, para formar a nota ré perceba que uma das bolinhas aparece em branco indicando que o furo deve ficar solto como mostrado na imagem abaixo:

As outras cinco notas ficam assim:





Para praticar, vamos aprender nossa primeira música na flauta doce! Será uma musica de um game bem popular no celular, o game do Pou, vamos lá:
Além das sete notas naturais, existem também o "Sustenido" e o "Bemol". Treine em sua flauta doce através desse outro vídeo, essas notas tocando a música do Naruto "Sadness and Sorrow"!
Viu como é fácil e divertido investindo pouco!
Caso você queira se aprofundar nós indicamos um treinamento online que começa do Absoluto zero e você investe quase nada, menos de 10 reais!
Mas corra, porque é por pouco tempo!