Como tocar flauta doce - Para Iniciantes

A flauta doce é um dos instrumentos mais acessíveis!

como tocar flauta doce

 A flauta doce é um instrumento de sopro de origem medieval, de palheta fixa (aresta), com oito furos tapados diretamente com os dedos, muito utilizado atualmente para musicalização.

A origem deste instrumento está nos antigos instrumentos folclóricos que ainda podem ser encontrados em diversas partes da Europa, como o czakan, da Hungria (dez furos) ou a flauta dupla da antiga Iugoslávia (chamada aulo, de origem grega). Muitos destes instrumentos eram feitos de tubos de bambu ou cana naturais, enquanto a flauta doce já era um instrumento torneado em madeira. Foi o instrumento musical mais popular na Idade Média, onde foi cada vez mais desenvolvida.

Ela produz um som melodioso. Como todo instrumento musical, para ser tocada, é necessário estudo de suas técnicas e conhecimento de suas peculiaridades. É o mais antigo dos instrumentos da família de tubo interno.

Aprendendo tocar as primeiras notas:


O primeiro passo que devemos ter em mente são as posições das mãos, a mão esquerda deve ficar na parte de cima da flauta e a direita na parte de baixo, como mostrado na imagem acima.

Para tocar a nota Dó (C) todos os furos devem serem tapados pelos dedos:
nota dó flauta

As bolinhas pretas nessa imagem representa os dedos tapando os furos na flauta, para formar a nota ré perceba que uma das bolinhas aparece em branco indicando que o furo deve ficar solto como mostrado na imagem abaixo:
nota ré flauta


As outras cinco notas ficam assim:

Nota Mi flautaNota Fá flautaNota Sol flautaNota Lá flautaNota Si flauta


Para praticar, vamos aprender nossa primeira música na flauta doce! Será uma musica de um game bem popular no celular, o game do Pou, vamos lá:



Além das sete notas naturais, existem também o "Sustenido" e o "Bemol". Treine em sua flauta doce através desse outro vídeo, essas notas tocando a música do Naruto "Sadness and Sorrow"!



Viu como é fácil e divertido investindo pouco!


Caso você queira se aprofundar nós indicamos um treinamento online que começa do Absoluto zero e você investe quase nada, menos de 10 reais!
Mas corra, porque é por pouco tempo!