Qual é o melhor violão para iniciantes?

Várias dicas de como escolher o melhor violão para você!  

qual violão comprar iniciantes

"Qual o melhor violão para iniciantes?" Essa é uma pergunta que ouvimos com frequência e é muito importante porque escolher o violão errado pode arruinar as chances de um iniciante aprender tocar.

Criamos este guia para ajudar iniciantes a encontrar o instrumento perfeito para iniciar sua jornada no mundo da música.

Neste guia você aprenderá:

  • Os 4 tipos diferentes de violão
  • O melhor violão elétrico para iniciantes 
  • Porque é melhor aprender com violão do que com guitarra 
  • Os 5 diferentes formatos de corpo do violão
  • Nossos 3 melhores violões recomendados para iniciantes
  • Os 3 critérios para escolher o melhor violão iniciante para você
  • Por que os iniciantes devem evitar violões clássicos
  • Os tamanhos de violões ideais para crianças
  • Uma dica secreta que fará o som ficar 10% melhor imediatamente

Existem grandes diferenças nos tipos de violões e depois de ler este guia você poderá escolher o melhor violão iniciante para VOCÊ; um violão que é perfeito para o tamanho do seu corpo, forma e gostos musicais.

Você encontrará recomendações aqui, mas as partes mais úteis deste guia ajudarão você a entender quais são os diferentes tipos de violão e como isso afeta suas chances de aprender o instrumento com sucesso. 

Qual é o melhor violão para iniciantes?

Uau, essa é uma pergunta que já me fizeram centenas de vezes. A resposta curta é que o melhor violão para iniciantes é o violão que você acha divertido e fácil de tocar.

Qual é o melhor violão iniciante para VOCÊ? Bem, isso varia de pessoa para pessoa devido à forma e tamanho do corpo, altura, espessura dos dedos, tamanho da mão, postura, gostos musicais e seu ambiente físico e espaço de casa/prática.

O "Violão perfeito” de uma pessoa é o pesadelo de outra.

Se há um ponto que eu quero que você tire deste guia é este: Um tamanho NÃO serve para todos.

Não se preocupe, vou facilitar muito a sua escolha!

Começando bem

Isso é um fato: muita gente tenta aprender violão e nem todos conseguem.

Poucas coisas afetarão mais suas chances de sucesso do que o violão com a qual você aprende. Ter um bom violão iniciante é essencial.

Os violões são muito diferentes uns dos outros em tamanho, forma, som e tocabilidade. Alguns violões são difíceis de tocar outros são mais fáceis.

Se você é um iniciante total, é melhor se certificar de aprender em um violão que seja fácil de tocar!

Em primeiro lugar, é importante que você entenda que existem diferentes tipos de violão.

Em geral, eles se dividem em dois campos: acústico ou elétrico.

Mas existem diferentes tipos de acústicos e diferentes tipos de elétricos.

Vejamos primeiro os violões acústicos. Em geral, existem dois tipos diferentes de violões acústicos.

1 - Violões clássicos, que usam cordas de nylon. (O violão à direita, abaixo, é um violão clássico.)

2 - Os violões com cordas de aço são mais comuns e amplamente utilizadas no rock, blues, pop e música country. (Veja o violão à esquerda, abaixo.)

Cordas aço e nylon

São muito parecidos não é? Pode ser difícil para novos músicos diferenciá-los.

Como saber rapidamente se um violão tem cordas de nylon ou aço

1 - Sinta-os. As cordas de aço parecem metálicas. As cordas de nylon parecem mais plásticas e são mais quentes ao toque.

2- Olhe para a ponte. As cordas de aço geralmente são presas com pinos. As cordas de nylon são amarradas com um laço.

pinos violão cordas de aço

As cordas de aço estão sob muito mais tensão, então elas estão presas.

Veja como são as cordas de nylon de um violão clássico, com seus loops:

violão cordas de nylon

Qual é a diferença entre violões “elétricos” e “acústicos”?

Um violão elétrico é um violão que você pode conectar a um amplificador se precisar de mais volume ou quiser usar alguns efeitos. Parece um violão com cordas de aço, mas tem uma entrada para plugar um cabo P10, assim:

violão com entrada P10

Já o violão acústico não possue essa entrada.

Violões elétricos

Os violões elétricos devem ser conectadas a um amplificador. Você certamente pode tocá-los sem estar conectado a um amplificador, mas em um local aberto com milhares de pessoas dificilmente será ouvido por todos.

 
O segredo para aprender tocar rápido

Quer saber o segredo? Um segredo que aprendi ao longo de 12 anos e através de dezenas de milhares de horas ensinando violão?

O segredo para aprender violão é: Drum roll Torne as coisas fáceis e divertidas. Sim, é realmente tão simples.

Toda a minha filosofia de ensino é construída em torno dessa simples afirmação:  Torne as coisas fáceis e divertidas.

Por que isso importa agora

Você tem uma escolha a fazer, agora mesmo no início de sua jornada no violão e é uma escolha crucial. Com qual violão você vai escolher para aprender?

Você vai escolher a opção que tornará as coisas mais fáceis e divertidas? Ou você vai escolher a opção que torna as coisas frustrantes e difíceis?

Incline a balança a seu favor!

aprender violão

Quando é apresentado assim, parece muito óbvio, não é? É muito melhor ter a balança inclinada dessa maneira. (Por que você NÃO escolheria a opção que torna as coisas mais fáceis e divertidas, certo?)

Bem, você ficaria surpreso com a frequência com que as pessoas escolhem o caminho mais difícil. Deixe-me explicar…

95% das vezes, o melhor violão para iniciantes é um violão com cordas de aço.

Através de dezenas de milhares de horas ensinando as pessoas a aprender violão, tenho visto consistentemente que o melhor violão para iniciantes é um violão com cordas de aço. 

As pessoas que aprendem com um violão de cordas de aço têm as melhores chances de sucesso. (Isso não é necessariamente verdade para crianças, mas para adultos é um fato objetivo.)

Por que é mais fácil aprender violão primeiro do que guitarra?

Um violão é, essencialmente, apenas um pedaço de madeira com um buraco no meio. O tom é muito consistente. (Há apenas um tom!)

Por outro lado, o tom de uma guitarra elétrica tem dezenas de variáveis: tons e canais de amplificador, 3-5 posições de captação, controles de volume e tom, efeitos internos e um monte de outras coisas.

Todos esses elementos que alteram o tom interagem entre si para criar permutações infinitas.

Para guitarristas intermediários e avançados, essa é uma das coisas mais legais das guitarras elétricas! Mas para guitarristas iniciantes, é uma receita para o desastre e a opressão. E é por isso que o violão é a melhor opção para iniciantes.

Eu gosto de manter as coisas simples.

Lembre-se da minha filosofia: Torne as coisas fáceis e divertidas! 

Você pode definitivamente aprender em uma guitarra elétrica, mas no geral, o violão sempre vence . É mais fácil o som soar bem, mais fácil de tocar e mais fácil de aprender. No geral, é uma experiência mais simples.

A melhor opção para iniciantes é um violão acústico com cordas de aço.

Por que os iniciantes devem evitar violões clássicos

Não tente aprender com um violão clássico. Esses violões têm braços muito mais grossos, o que torna muito difícil para iniciantes formar corretamente as formas dos acordes.

A espessura ideal de um braço de violão com cordas de aço para a maioria das pessoas é de cerca de 120 mm. A grande maioria dos violões com cordas de aço na loja mais próxima de você terá essa espessura.

Os braços do violão clássico são mais grossos e muitas vezes podem estar acima de 210 mm. Isso faz uma diferença profunda para um iniciante.

Deixe-me explicar: há uma quantidade finita de espaço entre o polegar e a ponta dos dedos e este é o alcance do braço do violão.

Queremos que este espaço seja agradável e grande para iniciantes no violão.

O braço mais grosso do violão clássico 'rouba' muito desse alcance (sua mão tem que se expandir e esticar mais para acomodar o braço mais grosso), isso torna as coisas mais difíceis e frustrantes para iniciantes de guitarra.

O melhor violão para iniciantes é um instrumento fácil de tocar e não é o caso aqui.

Agora, não me entenda mal, esses violões têm um tom adorável e espero que em algum momento no futuro você tenha um e toque bastante ele também.

Mas, por favor, não tente aprender em um desses. Você estará tornando tudo 30% mais difícil. Lembre-se: “Torne as coisas fáceis e divertidas!”

Resumo: O melhor tipo de violão para aprender é o violão, com cordas de aço.

Então eu não deveria aprender guitarra elétrica?

Você definitivamente deveria aprender guitarra elétrica, mas eu não recomendo que você comece por aí. A guitarra elétrica não é a melhor opção para iniciantes.

Meu conselho é começar com um violão, então depois de 4-8 meses você pode 'graduar' até guitarra elétrica. Nesse ponto, você terá uma base sólida. Os fundamentos estarão no lugar.

Será muito mais fácil e divertido para você abordar as coisas nesta ordem.

Então você pode alternar entre acústico e elétrico pelo resto de seus dias.

Ambos os instrumentos têm o seu lugar. Eu amo relaxar com meu acústico. Há uma simplicidade e uma conexão íntima entre o músico e o instrumento que eu amo.

Já os 'agudos' da guitarra elétrica são mais altos e geram uma emoção incrível.

E se eu só quiser aprender guitarra elétrica?

Se você não tem vontade de aprender violão, ou se você ganhou uma guitarra elétrica de algum lugar e é tudo que você tem, então com certeza. Vá em frente.

Em um mundo ideal, eu gostaria que você aprendesse violão primeiro porque acredito firmemente que é a melhor opção para iniciantes. Mas ei, às vezes os planetas não se alinham e você só pode ter acesso a uma guitarra elétrica.

Melhor guitarra para iniciantes

A melhor guitarra para iniciante é a Fender Telecaster. É um clássico. E soa incrível.

Guitarra fender
É melhor do que outras guitarras para iniciantes porque tem apenas 3 posições de captação, não é muito pesado, tem apenas controles de tom e volume, mas o melhor de tudo é que tem um braço fino e as cordas são bem espaçadas, o que torna os acordes mais fáceis de tocar. brinque e veja.

Vamos falar sobre seu corpo

O tamanho do seu corpo é uma consideração importante e seu conforto e capacidade de alcançar o violão são obviamente vitais.

Um tamanho não serve para todos!

Existem diferentes formas de corpo de violões

O tamanho do seu corpo importa. E, felizmente, existe um formato de corpo de violão para combinar com cada formato de corpo humano!

Vamos percorrê-los, do maior ao menor.

Jumbo

Violão Jumbo

O maior tipo de corpo acústico. Grande tom, grande volume. Violões grandes que não são recomendados para pessoas pequenas! (Esta não é a melhor opção para iniciantes.)

Dreadnought ou Folk

Violão folk

A forma acústica clássica. Absolutamente bom para a maioria dos homens e mulheres mais altas. (Esta forma será a melhor opção para muitos iniciantes.)

Auditório
Violão auditório

Observe a forma de 'ampulheta' aqui? Isso pode parecer uma pequena mudança, mas faz com que o violão fique muito mais baixo na perna e isso significa que é muito mais fácil para o músico alcançar e tocar.

Salão
Violão parlor

Este é um bom e compacto tamanho de violão e, na minha experiência pessoal, as mulheres preferem este tipo de violão ao estilo jumbo ou dreadnought.

Corpo pequeno

violão pequeno

Esses violões menores são muito populares no momento devido a artistas como Ed Sheeran. Eles são como dreadnoughts encolhidos. Muito portátil e divertido.

Qual é o melhor violão para pequenos adultos e crianças?

O melhor violão para crianças nunca é um violão de tamanho normal.

Não precisa ser para um adulto também. Se você é um adulto baixo ou pequeno, pode se sentir mais confortável com um violão de tamanho 3/4.

“Isso é tão complicado, qual devo escolher?”

A única maneira de identificar a melhor opção para VOCÊ é experimentar essas diferentes formas. Você não precisa ser capaz de tocar violão para ter uma ideia de quão confortável é esse pedaço de madeira quando ele fica em sua coxa. Vá à uma loja e experimente!

As principais coisas que você deve considerar são:

1 - Quão fácil é colocar o braço em volta e sobre o instrumento?

2 - Você sente que o violão está 'atrapalhando' você de tocá-la? Ou está 'ajudando' você?

Vá à uma loja e garanto que você encontrará um estilo que prefere muito aos outros. Você vai decidir rapidamente.

Então, para resumir o que aprendemos até agora…

O melhor violão para iniciantes é um violão com cordas de aço (porque é o violão mais fácil de aprender). A forma do corpo ideal deve-se à sua preferência pessoal.

OK legal! Mas e se a loja tiver 30 violões que se encaixam nos seus critérios? Como filtramos e encontramos o melhor para você?

Como encontrar o melhor violão para você

Existem 3 critérios que você precisa usar. Apenas 3. Eles são executados nesta ordem de prioridade.

1 - Orçamento

2 - Sentir

3 - Som

Como encontrar o melhor violão para você – Passo 1: Orçamento

Comece com seu orçamento e cumpra-o. Isso permitirá que você descarte muitos violões imediatamente.

(Como um guia, digo a todos os meus alunos que eles nunca devem gastar mais de R$ 700 em um violão para iniciante. Simplesmente não há necessidade.)

Considere apenas violões na faixa de preço previamente decidido. (Não se deixe seduzir pelas opções mais caras que o vendedor parece querer mostrar a você!)

Agora você deve ter uma lista com cerca de 5 violões. É hora de experimentar cada um.

Como encontrar o melhor violão para você – Passo 2: Sinta

Coloque cada um na coxa e toque um acorde. Simples, assim.

Toque o acorde e sinta como o violão fica na palma da mão e na coxa. Eu garanto que 1-2 dos 5-6 violões que você experimentar serão melhores para você.

Como encontrar o melhor violão para você – Passo 3: Som

Tente não se angustiar com isso porque o som não é tão importante quanto a sensação. Você não é um conhecedor de violões (ainda não!), você é ainda um aprendiz.

O mais importante de tudo é que você escolha um instrumento que tenha uma boa tocabilidade em suas mãos.

Lembre-se de que o som de um violão é profundamente afetado por quanto tempo as cordas do violão estão nele.

Você pode estar comparando o violão A (com cordas de 4 meses) com o violão B que teve novas cordas colocadas naquele dia.

Nesse cenário, o violão B soará muito melhor, mas isso significa que é o violão com melhor som? Absolutamente não. Significa simplesmente que tem cordas mais recentes.

Encontrando o melhor violão: sensação vs som

Para um iniciante, SENTIR bate SOM TODAS as vezes. Escolha um violão que esteja na sua faixa de preço e seja ótima em suas mãos.

Lembre-se que se você for bem sucedido em aprender violão, você definitivamente comprará mais no futuro. Então pense nisso, seu primeiro violão, como seu 'modelo de teste'.

Isso tirará a pressão de você e você perceberá que não precisa fazer 'a compra perfeita' agora.

Isso permitirá que você simplesmente siga seus instintos e escolha o violão que fica bem em sua coxa e se sente confortável em suas mãos.

“Eu já tenho um violão e não é o ideal”

Na minha experiência, cerca de metade de todos os alunos de violão não escolhem ativamente seu primeiro violão.

Eles não têm a oportunidade de pegá-lo, pois o encontram em um porão empoeirado, ou o herdam de um amigo, ou o emprestam de um membro da família.

Eles apenas obtêm isso de algum lugar.

Independentemente de como você adquiriu seu 'violão achado', espero que agora entenda que provavelmente não é o melhor violão para você que está iniciando.

Na maioria das vezes, esses instrumentos são repassados ​​porque alguém não conseguiu aprender com eles! (Talvez seja porque o violão em si não é um violão ideal para aprender…)

Então, se depois de ler isso você acha que seu "violão achado" não é ideal, por favor, considere gastar um pouco de dinheiro para pegar seu próprio violão com cordas de aço.

Ao longo deste artigo, tentei dar algumas orientações e ideias claras que o ajudarão a encontrar o melhor violão para você. Aprenda e progrida rápido.

Alguns violões são definitivamente “melhores” para iniciantes do que outros.

Mas, por favor, não perca de vista o fato de que o melhor violão é simplesmente aquele que você tem em mãos.

Aconselhei você a aprender um violão com cordas de aço porque acho que é o melhor violão para iniciantes em geral. Eu lhe dei outras ótimas opções para formas de corpo elétricos e clássicos e também diferentes.

Implore ou peça emprestado para obter um violão que eu recomendei, porque isso aumentará as probabilidades a seu favor e permitirá que você aprenda de uma maneira mais fácil e divertida. (Você aprenderá mais rápido.)

Mas se isso simplesmente não for possível na sua situação, e você só tiver acesso a uma guitarra, faça-a funcionar.

Não há guitarra que não possa ser aprendida.

Melhor violão acústico para iniciantes

Antes de terminarmos, gostaria de oferecer algumas recomendações específicas para que você tenha algo sólido para agir.

Algo como o Yamaha FG700S seria um bom candidato para “melhor violão iniciante” para a maioria dos adultos.

Mas se você experimentar este violão e não gostar da sensação, rejeite-o imediatamente. Eu só o incluo aqui para que você tenha algo tangível que possa experimentar.

Nunca se esqueça da regra de ouro da compra de violão:

“Nunca compre um violão sem experimentar primeiro.”

E se eu não quiser um violão acústico com cordas de aço?

Tudo bem, é absolutamente sua escolha. As coisas serão um pouco mais difíceis para você se você quiser ir para o elétrico ou clássico, mas você pode gostar mais, então vá em frente. A escolha é sua, meu conselho é apenas um guia!

Com isso em mente, vamos dar uma olhada em alguns violões clássicos para iniciantes.

Melhor clássico para iniciantes

Um bom violão clássico é a  Yamaha C40 . É um instrumento bem equilibrado, soa decente e tem um ótimo valor.

Se você está determinado a aprender clássico, então este é um ponto de partida sólido e você pode comprá-lo por um ótimo preço.

Este violão oferece um estilo espanhol doce e clássico.

Uma Dica Final Ninja!

Esta é uma das minhas melhores dicas para iniciantes e terá um impacto instantâneo:

Você deve colocar novas cordas em seu violão e elas devem ser cordas “extra light gauge”.

Essas cordas são mais finas que as cordas normais, o que significa que são mais suaves em seus dedos e é mais fácil fazer acordes e pressionar as cordas.

Colocar essas cordas em seu violão torna as coisas mais fáceis e faz o som ficar mais bonito.

Como faço para recolocar as cordas no violão?

Quando você compra cordas novas nas lojas locais normalmente colocam elas para você.

Se você comprar seu violão em uma loja, eles geralmente irão colocar para você de graça.

Como regra geral, as cordas que as lojas de música colocam em seus instrumentos tendem a ser mais grossas, pois isso torna o volume do instrumento mais alto e mais encorpado, o que faz com que soe melhor em um ambiente de loja movimentado.

Isso é ótimo para eles venderem mais, mas não é ideal para seus dedos de iniciante tentando aprender a tocar em cordas grossas e inflexíveis!

Como saber se preciso trocar minhas cordas

As cordas do violão devem ser brilhantes. Se você herdou o violão de algum lugar, as cordas quase definitivamente ficarão sem graça e velhas. Eles podem ter ficado 

com uma cor marrom/laranja e soarão terríveis.

Mude suas cordas e você perceberá a melhora e tornará a vida mais fácil.

Você ficará surpreso com a diferença que as novas cordas fazem no som do seu violão. O som vai melhorar instantaneamente 10% melhor e isso fará com que você queira tocar mais.

Faça isso!

Com que frequência devo trocar as cordas da minha guitarra?

Como iniciante, você deve trocar suas cordas a cada 2-3 meses.

Não é um procedimento importante, é uma peça rápida e simples de manutenção essencial que precisa acontecer de forma contínua.
(Músicos profissionais em turnê, trocam as coisas até todos diariamente)

É como tirar o lixo, colocar combustível no carro ou ir ao supermercado. É apenas uma daquelas coisas que tem que ser feito regularmente.

Estou dizendo isso porque a maioria dos iniciantes tocam em cordas desagradáveis ​​e depois se pergunta por que elas soam mal.


Precisa de mais ajuda?

Eu quero que você realize seu sonho de aprender a tocar violão. Seu sucesso é importante para mim. 

Minha missão é espalhar o dom da música por toda parte. Então, se você tiver alguma dúvida ou precisar de algum conselho de compra, envie-me um e-mail e farei o meu melhor para ajudá-lo e bons estudos.



 Outros assuntos relacionados: