Como simplificar as cifras de suas músicas prediletas
Cifras simplificadas tornam a vida mais fácil para um iniciante

Sabe qual é uma das maiores dificuldades de quem está começando a aprender violão?
Encontrar músicas cifradas de forma simplificadas.
Você está começando, já aprendeu ler cifras, e agora quer tocar suas músicas prediletas, então começa a pesquisar e quando encontra está assim:

Calma, não se desespere! Nós temos uma dica incrível que vai fazer parecer que todas as músicas do mundo são fáceis de tocar!
Você sabia que é possível tocar a música que quiser de uma maneira muito fácil e tranquila aprendendo a simplificá-la?
É isso que vamos aprender aqui!
Para isso, vamos pegar aquele mesmo exemplo que encontramos, e vamos observar o seguinte: Tablaturas.

A primeira coisa que pode assustar o iniciante é se a cifra tiver muita tablatura. Aqui o que eu recomendo é que você remova todas as tablaturas, pois elas são usadas normalmente quando queremos tocar uma versão mais completa de uma música incluindo vários violões, um para fazer o solo e outro para a base. No nosso caso como queremos apenas tocar com simplicidade e se divertir, elas não serão importantes para nós. Então vamos remover toda a tablatura. ficará assim:

Percebe como a cifra já fica com uma aparência bem mais amigável, e não perde a sua capacidade principal que é permitir tocar a música?
Outro ponto para simplificar e deixar bem mais fácil é remover todas as informações que estão na frente da nota, como por exemplo no acorde de D/F# (Ré com baixo em Fá sustenido) podemos deixar apenas a cifra "D" o restante podemos remover que continuará harmônico. Também podemos remover os números 9 que aparecem nas cifras deixando apenas notas naturais. Ficará assim:

Você pode fazer isso em qualquer outra cifra que estiver simplificando, pode remover outros números que aparecerem como por exemplo, o número 7 em acordes com sétima ou qualquer outro número, você vai perceber que o som não mudará muito, continuará harmônico.
Fique atento para não remover sustenidos ou bemols, porque aí altera a harmonia da música.
Uma outra dica final agora para simplificar ainda mais é usar o acorde relativo.
Por exemplo para substituir o acorde de Bm, que é o único com pestana em nossa cifra, pelo acorde de D que é muito mais fácil, nós podemos usar essa regra do acorde relativo.
Nós não vamos aprofundar nesse tema para não complicar, afinal a idéia aqui é só simplificar, então preparamos essa tabela com acordes e relativos, use como um guia sempre que achar que substituindo o acorde relativo fica mais fácil para você.

Gostou? simplifique suas cifras prediletas e ganhe confiança para tocar qualquer música! Com o tempo nenhuma música te assustará mais e você estará pronto para dar mergulhos mais profundos!
Conheça esses dois pacotes desenvolvidos pela Top Cifras e partituras, somente com cifras fáceis sem pestanas!